sábado, 26 de janeiro de 2008

Carnivore

Alguém aqui já leu 1984, o fantástico livro de George Orwell? Caso positivo, a premissa por trás do suposto software do FBI Carnivore não será totalmente desconhecida para você. É um programa de quebra de sigilo digital, mais precisamente para a interceptação de mensagens eletrônicas. Quem já trabalhou em provedor, como eu, está mais do que careca de saber o quão simples é fazer este rastreamento usando comandos nativos do próprio software de servidor de e-mails.

Tratava-se de um sniffer comum, similar à trocentas ferramentas de mercado. Porém o FBI usava de seu poder para instalar este programa diretamente nos servidores dos provedores americanos, facilitando e muito a obtenção dos dados teoricamente sigilosos.

Existia uma fofoca pelo mundo de que o tal do software do FBI meio que controlava todo o tráfego gerado pela rede de um provedor, fazendo com que pedófilos e terroristas não tivesse vida fácil. Entidades de direitos civis reclamaram muito e consideraram o sistema uma afronta à liberdade de expressão.

Teoricamente o FBI deixou de usar este software.

Como profissional de Segurança da Informação, quero dar o meu pitaco aqui: sou contra.

Sou contra as entidades de direitos civis.

Acho que o monitoramento de atividades na Internet É TOTALMENTE NECESSÁRIO justamente para coibir o uso da rede por pedófilos, terroristas e afins. Bandidos se unem em comunidades, e tudo fica disponível para o cidadão comum. Drogas são facilmente encontradas com quatro cliques do mouse.

Certos estão os chineses, viu?

Morte ao Google.

heh.

0 Responses: