sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Gerenciamento de Incidentes

Um dia o meu storage falhou. As informações simplesmente não se encaixavam como deveriam. Alguns dos discos que não subiam no restart, eram visualizados no gerenciador como UNKNOWN. Mesmo assim, as operações continuaram de vento em popa, gerando muitos dados que não puderam entrar na rotina de backup por estarem corrompidos.

Existem inúmeras analogias de informática que eu posso fazer para explicar o que aconteceu comigo. Mas no final, digamos que eu tive que adicionar um novo slot de expansão de storage e migrar o sistema antigo para o atual (new, improved and secure). As informações que consegui restaurar do backup antigo estão intactas. As que não foram gravadas, eu ainda tento achar. Eventualmente eu encontro por aí uma fita com dados confiáveis, que adiciono ao meu novo storage... Mas estas fitas estão cada vez mais difíceis de serem encontradas.

Outro dia, uma pessoa me perguntou por e-mail se eu não sinto culpa por ter prejudicando tanta gente quando tive a minha falha de "Storage". Pessoas que confiavam nos dados fornecidos por ele... Aliás, a pergunta exata era: COMO EU DURMO?

A resposta é: MUITO BEM.

Eu me sinto muito sortuda, por ter passado por um problema tão grande e superado de maneira exemplar. Eu tinha apenas uma falha de sistema, que foi corrigida com um patch que deve ser aplicado diáriamente. Fiz um script que automatiza esta tarefa. É uma gambiarra, mas não posso exatamente comprar um novo storage.

Existem dois ou três gatos pingados que não entendem de storage e que sempre vão tentar me fazer sentir culpa de alguma maneira. Mas para estes, já tenho o meu firewall muitíssimo bem configurado.

Com relação às falhas causadas pelo storage corrompido, eu as estou corrigindo aos poucos. Tem preferência os que entenderam o problema. Tem preferência os que continuam usuários do meu sistema. Tenho que ser justa em algum ponto. E justa eu só sou com quem é justo comigo.

Depois desta falha, o mundo ficou dividido em duas grandes categorias: os que estão ao meu lado e os que não estão. Os que estão comigo, tem acesso à informações preciosas, dados atualizados e uma conta para entrada no console de gerenciamento completo de administração e segurança.

Os que não estão... Simplesmente perderam todos os acessos. Me surpreende ver que pessoas desta categoria ainda entram neste blog. Com poucos tenho pendências, que serão resolvidas conforme disponibilidade de recursos. com outros já não tenho mais nada, porém mesmo assim possuem uma curiosidade estranha sobre a minha vida. Alguns destes simplesmente não acreditaram na falha de storage. Normal. O mundo é composto de grandes ignorantes e poucos esclarecidos.

0 Responses: