domingo, 27 de abril de 2008

Jogo da Vida

jogo_da_vida

Nos anos 80, a vida parecia bem simples. Afinal de contas, o jogo nos ensinava tudo.

Você nascia, estudava... Se tivesse sorte, teria uma profissão de sucesso. Advogados e Médicos recebiam os maiores salários...

Você era obrigado a se casar logo após a definição de sua profissão. Você, como menina, era um pininho rosa. E tinha que obrigatoriamente ter um pininho azul como companheiro até o final do jogo, ou melhor, o Dia do Juízo Final.

E antes deste dia chegar, o jogo te ensinava tudo o que você teoricamente precisava saber sobre a vida: como adquirir seguros de vida, investir em ações, seguro da casa, fazer empréstimos no banco, vingar-se de seus desafetos, ter filhos...

Uma parte surreal deste jogo era o fato de que filhos te davam lucro.

E se na sua trajetória suas finanças você não conseguisse se manter, o inevitável aconteceria: O fracasso. A mensagem era clara: "Você foi à falência. Vá morar numa fazenda e se aposentar como filósofo."

Morar em uma fazenda e me aposentar como filósofa é a minha definição de sucesso, mas no Jogo da Vida é o maior fracasso, é a humilhação suprema.

Sucesso no jogo era virar a milionária.

Pois eu estou no meio do meu Jogo da Vida. Não estou casada, não tenho filhos. Não sou médica nem advogada. Não tenho ações, não invisto na bolsa. Nem mesmo vingar-me dos meus desafetos eu consegui. Provavelmente em vários momentos da minha vida alguém me daria um cartãozinho me mandando desistir, morar em uma fazenda e me aposentar...

O Jogo da Vida não nos ensinava a lição mais valiosa que eu já aprendi: eu posso me recuperar de qualquer coisa.

Eu tenho apenas 30 anos, mas já estive embaixo do fundo do poço. Minha mãe e o resto da minha família, que são leitores assíduos deste blog, não me deixam (literalmente) mentir.

E por conhecer bem este lugar misterioso que nos textos chamamos de fundo do poço, eu tenho uma facilidade incrível em reconhecer quem agora está. E uma vontade enorme de tentar tirá-los de lá.

Lembra aquela eterna dúvida do "eu não sei qual é a minha missão na vida?" Pois bem. Eu acabei de descobrir a minha.

1 Responses (Leave a Comment):

Anônimo disse...

Eu ainda preciso descobrir a minha.
bj !